top of page

O que é Psicologia junguiana?

  • Foto do escritor: Fernanda Tonon
    Fernanda Tonon
  • 29 de jun. de 2021
  • 1 min de leitura

A terapia junguiana como é conhecida a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung é uma corrente de análise que surgiu à partir da Psicanálise. Como abordagem traz um berço de estudos teóricos e clínicos que partem da ideia do inconsciente e da psique em sua natureza simbólica.

Meu contato com o Jung começou em 2008 no início da minha terapia pessoal com uma psicóloga junguiana. Ao final da minha formação universitária, escolhi seguir na educação continuada por essa linha. Isso envolveu investimento em muitas horas de cursos de extensão, supervisão, leitura das obras e grupos de estudos. Ainda sigo nesse mergulho pessoal e de formação profissional.

Na prática clínica, isso se traduz em atividades de interpretação de sonhos, análise de funcionamento dos arquétipos, dinâmica de luz e sombra, processo de individuação e muitos outros temas específicos do funcionamento do aparelho psíquico e todo o seu simbolismo.

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, anima e animus, arquétipo e inconsciente coletivo, cunhou alguns termos como individuação e complexos. Ele foi considerado um grande influente na psiquiatria, psicologia e ciências da religião. Muitas de suas obras se aproximam dos temas da espiritualidade, pela sua dedicação aos aspectos simbólicos da mente. Alguns críticos o consideram místico, pois há ideias que entram em conflito com algum rigor científico exigido por alguns grupos mais céticos. Sua obra é vasta, belíssima, de uma profundidade e complexidade imensa, me afeta em todos os níveis do meu ser.


 
 
 

Comments


bottom of page